Kambaku

Icon podcast

‘Agrovoltaico’ é o conceito que está juntar agricultura e energia solar no mesmo espaço no Quénia

Fev 22, 2022

Um método inovador e eficiente está a ser testado para duplicar a utilização do espaço e da energia solar na vila de Kajiado, no Quénia.

Agrovoltaico é o concetito que um conjunto de cientistas está a testar para, como dizem, “colher o sol duas vezes”, ou seja, usar uma técnica especial de painel solar, conhecida como agrovoltaica, que instala painéis solares tanto para gerar energia limpa quanto gerar sombra para as plantações.

Após um ano de pesquisa, a Universidade de Sheffield, a World Agroforestry e a Latia Agripreneurship, com sede em Kajiado, estão a lançar oficialmente um teste de agrovoltaicos em quintas de campo aberto.

Ao The Guardian, o Dr. Richard Randle-Boggis, da Universidade de Sheffield, garantiu que “precisávamos de construir um sistema de teste para ver se essa tecnologia seria adequada para a região”.

O projecto, oficialmente chamado de “Colher o sol duas vezes”, é projectado para avaliar se os sistemas agrovoltaicos podem ou não ser usados ​​com sucesso nas zonas rurais da África Oriental.

O projecto foi anunciado pela primeira vez em novembro de 2020 com fundos de 1,4 milhões de libras em fundos como parte do programa colectivo UK Research and Innovation (UKRI) Global Challenges Research Fund (GCRF) de acordo com a informação que a Universidade de Sheffield revelou. A ideia é ajudar a resolver problemas energéticos da região sem colocar pressão no valioso espaço terrestre.

Foto: Eco Watch

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.