Kambaku

Icon podcast

AMER pretende electricidade para 19 milhões de pessoas até 2030

Mar 5, 2024 |

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) salientou a necessidade de haver um compromisso do sector em colaboração com os seus parceiros, para proporcionar acesso à energia fora da rede a 19 milhões de pessoas até 2030, o que equivale a 48% da população moçambicana.

Esta meta foi anunciada durante a abertura do primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, pelo presidente da AMER, Ricardo Pereira, que destacou os avanços do sector e do governo para facilitar o acesso às melhores condições de electrificação para as comunidades, especialmente aquelas em áreas remotas.

Para Ricardo Pereira, “como associação, estamos aqui para ser o elo de ligação entre o trabalho que o governo está realizando, o setor privado e os parceiros multilaterais. Existe uma equipe de coordenação composta pela Electricidade de Moçambique (EDM) e pelo Fundo de Energia (FUNAE)”. “As províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado continuam a ser regiões com baixa taxa de electrificação”, disse, citado pelo Diário Económico.

Actualmente, a taxa de electrificação da população moçambicana é de 51%, informou o presidente da AMER, ressaltando que nos próximos sete anos esse cenário mudará, pois mais pessoas serão conectadas.

O primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede é um evento organizado pela Associação Moçambicana de Energia, em parceria com a Unidade Integrada de Planificação e Cooperação para a Electrificação, e contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre financiadores e dirigentes de entidades que actuam no sector da energia.

O evento, que decorreu em Maputo, teve como principal objectivo promover soluções energéticas sustentáveis existentes em Moçambique. Com a colaboração de diversos stakeholders, a AMER está empenhada em impulsionar o acesso à energia e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Foto: DR/AMER

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.