Kambaku

Icon podcast

ANAC estreia filme de animação sobre áreas de conservação para festejar 13º aniversário

Mai 28, 2024 |

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) lançou uma “banda desenhada” dedicada à consciencialização sobre os parques e reservas de Moçambique.

A estreia, realizada após a participação do Director-Geral da ANAC, Pejulu Calenga, no Telejornal do Canal Internacional da Televisão de Moçambique, foi seguida pela exibição durante um jogo de futebol no canal principal da TVM.

A banda desenhada, produzida e editada pela FX Estúdios de Animação – Moçambique, visa segundo a ANAC educar e sensibilizar o público para a importância das áreas de conservação no país.

A iniciativa faz parte das comemorações do 13º aniversário da ANAC, instituição criada em 2011 para gerir cerca de 26% do território nacional, que é coberto por áreas de conservação.

Desde sua criação, a ANAC tem-se dedicado a diversos projectos e actividades para assegurar a gestão efetiva dessas áreas, incluindo: Formação e capacitação de recursos humanos, Estabelecimento de Conselhos de Gestão, Atracção de investimentos e implantação de infraestruturas de gestão, Incremento da fiscalização e criação de mecanismos para mitigar o conflito entre humanos e fauna bravia e Reintrodução de espécies da fauna bravia.

Os marcos mais importantes incluem a reforma do quadro legal com novos instrumentos normativos, expansão da rede de áreas de conservação, e o repovoamento da fauna com mais de 7.778 animais translocados, incluindo elefantes, búfalos e rinocerontes. A ANAC também reportou uma receita acumulada de mais de 574 milhões de meticais provenientes do turismo nas áreas de conservação entre 2015 e 2023.

A estreia da banda desenhada é um marco importante para a ANAC, que continua a enfrentar desafios na melhoria da gestão das áreas de conservação, combate à caça furtiva e comércio ilegal de produtos da vida selvagem, garantindo a sustentabilidade financeira e promovendo a coexistência entre as comunidades locais e a fauna bravia. De acordo com a ANAC, “é uma forma que encontramos para passarmos os conteúdos através de vídeo de animação.”

Financiado pelo Projecto MozBio, Banco Mundial, o vídeo de animação foi produzido e editado pela FX Estúdios de Animação – Moçambique.

Imagem e vídeo: ANAC

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.