Kambaku

Icon podcast

ANAC implementa operação de remoção de chifres de rinocerontes para combater caça ilegal

Dez 5, 2023 |

A Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC) decidiu avançar com uma estratégia de combate à caça furtiva de rinocerontes que passa pela remoção de chifres em todos os animais desta espécie existentes em áreas de alto risco em Moçambique.

No seguimento dessa decisão, realizada em 2020, a Mozambique Wildlife Alliance (MWA) e os seus parceiros implementaram um sistema reactivo altamente eficaz, com o objectivo de detectar, imobilizar quimicamente e cuidadosamente retirar os chifres de todos os rinocerontes que atravessam do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para Moçambique.

A estratégia, embora de natureza temporária, tem contribuído, segundo a MWA, significativamente para “para a redução dos eventos de caça furtiva de rinocerontes no país, ao mesmo tempo que promove um aumento no número de animais que permanecem por longos períodos no território de Moçambique”.

De acordo com informação veiculada pela MWA, a ONG moçambicana com sede em Maputo, realizou operações de retirada de chifres em dois rinocerontes brancos machos em Massitonto.

A operação contou com o apoio do Sabie Game Park, da Karingani Game Reserve e da Peace Parks Foundation, com a contribuição do Rhino Recovery Fund.

Foto: MWA

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.