Kambaku

Icon podcast

Arquitecto brasileiro inspira-se em práticas tradicionais para projectar torre de observação em Maasai Mara

Dez 5, 2023 |

O arquitecto e designer brasileiro Victor B. Ortiz apresentou um novo projecto que consiste numa edificação de madeira inspirada em práticas tradicionais de construção africanas para uma torre de observação de vida selvagem na Reserva de Maasai Mara, no Quénia.

Neste seu novo projecto, Ortiz expressa o seu compromisso com métodos de construção através de materiais e técnicas sustentáveis. A edificação, construída em madeira, terá 48 metros de altura e 20 metros de diâmetro. O projecto tem o objectivo de melhorar a experiência dos visitantes e empregar métodos de construção sustentáveis para a observação da vida selvagem.

A torre de observação proposta por Victor B. Ortiz não chama a atenção apenas pela sua altura impressionante sobre as planícies de Maasai Mara, mas também pelo uso da madeira, representando uma celebração das práticas tradicionais de construção africanas. Aborda, igualmente, as preocupações ambientais contemporâneas, destacando-se como um exemplo de construção sustentável.

De acordo com a Designboom, a filosofia de design de Ortiz para a torre de observação está centrada em criar uma estrutura que respeite o contexto natural das planícies de Maasai Mara. Com os seus 48 metros de altura, oferecerá um ponto de vista desimpedido para observar a região, conhecida pela sua vasta savana e rica biodiversidade. Uma vez construído, o projecto conectará os viajantes à beleza deste ecossistema natural, promovendo ao mesmo tempo a conscientização sobre a conservação.

Foto: Victor B. Ortiz, Architecture, Designboom

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.