Kambaku

Icon podcast

Arquitectura combina arte, sustentabilidade e identidade local

Ago 7, 2023 |

Um novo espaço de arte comunitária, o 32° East Arts Centre, foi inaugurado no Uganda, numa colaboração do escritório de arquitectura londrino New Makers Bureau e da empresa de design local, Localworks.

Localizado em Kabalagala, distrito central de Kampala, capital do país, o centro de arte foi encomendado pelo 32° East | Ugandan Arts Trust, uma organização sem fins lucrativos que promove artistas da África Oriental e a arte contemporânea.

O 32° East Arts Centre abriga quatro estúdios de artistas e um café flexível que pode servir como galeria temporária. Além disso, é o lar da única biblioteca especializada em artes do Uganda.

Segundo a Dezeen, um dos principais objectivos do design, realizado pro bono pela New Makers Bureau, foi criar um edifício “hiperlocal” e de baixo carbono, com um orçamento reduzido, utilizando materiais já presentes no próprio local.

O fundador do estúdio, James Hampton, disse à Dezeen: “Descobrimos que precisávamos ser inventivos e pensar noutras maneiras de resolver os problemas. As estratégias que usamos, como reutilização, reciclagem e aquisição de materiais locais, tornaram-se verdadeiras forças motrizes.”

A preocupação com os materiais locais foi um dos principais pilares do projecto. O edifício foi concebido em formato de L, integrando-se harmoniosamente no terreno inclinado e criando um pátio interno.

Foto: Dezeen

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.