Kambaku

Icon podcast

Bazaruto Center for Scientific Studies divulga raro avistamento de Enguia Cobra Harlequin em Benguerra

Set 26, 2023 |

O Bazaruto Center for Scientific Studies (BCSS), centro de estudos científicos que tem uma estação de pesquisa de campo baseada na Ilha de Benguerra, no arquipélago do Bazaruto, partilhou um vídeo que dá conta do avistamento de “uma inofensiva” enguia cobra aquática conhecida como Enguia Cobra Harlequin ou Enguia Cobra Anelada (Myrichthys colubrinus, Boddaert, 1781).

Foi avistada no local de mergulho do BCSS designado por “Kingfish Alley” – um recife de 14-18 metros de profundidade situado próximo ao recife de 2 milhas, na parte central do Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto. Esta espécie é conhecida por ocorrer em águas costeiras da África Oriental, ocupando profundidades de 0 a 30 metros e podendo ser encontrada sobre o fundo de areia ou cascalho e em pradarias de ervas marinhas. Este animais são activas durante o dia e alimentam-se principalmente de pequenos peixes e crustáceos. “As águas moçambicanas representam o limite sul da distribuição da espécie, onde, no entanto, não é abundante, o que torna este registro importante”, explica o BCSS.

A Enguia Cobra Harlequin pertence ao Género Myrichthys, subfamília Ophichthinae, tribo Ophichthini. Exemplares grandes podem atingir até 97 cm de comprimento total. Devido à morfologia extremamente semelhante, pode ser facilmente confundida com uma Serpente Marinha (Laticauda colubrina) – um réptil venenoso, também conhecido como serpente marinha listada. De acordo com o BCSS, “até mesmo os nomes das espécies se assemelham – colubrinus e colubrina, sendo uma um peixe e a outra um réptil.

Foto: BCSS

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.