Kambaku

Icon podcast

BCSS recolheu e estudou 1.500 kg de detritos marinhos durante um ano em Benguerra

Abr 23, 2024 |

O Bazaruto Center for Scientific Studies (BCSS) passou um ano a recolher e a classificar dados extensivos sobre os detritos marinhos encontrados nos ecossistemas costeiros da Ilha de Benguerra.

Segundo reporta num relatório agora publicado, como parte do Tema de Investigação 4 do Observatório Oceânico: Monitorização de Detritos Marinhos, durante 42 recolhas, um total de 125 horas foram dedicadas à remoção de detritos marinhos, resultando em mais de 1500 kg recolhidos.

As cinco áreas designadas para este estudo abrangeram vários hectares de praia, sapais, prados de ervas marinhas e habitat de mangue. Estes habitats estão crucialmente ligados ao oceano, seja as florestas de mangue que fornecem abrigo para espécies de peixes juvenis e protegem as aldeias de tempestades, ou os prados de ervas marinhas que fornecem excelentes condições de vida para inúmeras espécies de crustáceos e peixes e abastecem a última população viável de dugongos de África com alimento. Estes ecossistemas também são habitats eficientes na sequestro de carbono – armazenando carbono azul para que não acabe por ir para a atmosfera.

Em 2023, o BCSS firmou um memorando de entendimento com a Universal Plastic, uma organização com o objectivo de fechar o ciclo da poluição por plástico, aproveitando a tecnologia de IA e blockchain para rastrear as origens dos detritos de plástico, enquanto fornece uma poderosa base de dados global. A equipa BCSS insere todos os detritos de plástico marinho recolhidos na base de dados da Universal Plastic usando o seu aplicativo. A app pode ser utilizada para capturar dados sobre resíduos de plástico, medições e classificação de IA, iniciar recolhas de resíduos ou juntar-se a recolhas já programadas.

A app pode ser usada para capturar dados sobre resíduos plásticos, medição e classificação de IA, partilhar a experiência social, iniciar uma recolha de resíduos e convidar outros a juntarem-se e juntar-se a recolhas de resíduos já programadas.

O programa de monitorização de detritos marinhos é uma iniciativa colaborativa entre a BCSS e o Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto na Ilha de Benguerra. Levantamentos acumulativos mensais em locais de estudo pré-determinados refletem a principal abordagem de recolha de dados.

A informação adquirida ajuda a esclarecer como os detritos entram e se acumulam nos diferentes ecossistemas da Ilha de Benguerra (Mangue, Ervas Marinhas, Sapais e Praia de Areia), permitindo uma melhor compreensão e ligação do problema da poluição por resíduos às atividades socioeconómicas e comunitárias locais, bem como aos seus impulsionadores ambientais. Para garantir a consistência na recolha de dados, os levantamentos são realizados por um grupo treinado de inquiridores que incluem: a equipa de limpeza de praia do BANP, funcionários da BCSS, estudantes e estagiários. Todos os detritos recolhidos são removidos da ilha e enviados para o continente de Moçambique para reciclagem.

A colaboração entre BCSS e Universal Plastic permite a qualquer pessoa que queira fazer parte da mudança desempenhar um papel importante na melhor compreensão do problema da poluição, contribuindo com dados valiosos e ajudando a combater este problema global.

Foto: BCSS

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.