Kambaku

Icon podcast

Colar de rastreamento via satélite colocado em Leão no Limpopo

Jul 23, 2023 |

O rastreamento de grupos de Leões realizado através de colares de localização via satélite desempenha um papel crucial no trabalho de conservação deste grande felino um pouco por todo o continente africano. É por isso particularmente importante a missão bem sucedida de colocar um colar de rastreamento num Leão pertencente a um novo grupo de Leões que entretanto se estabeleceu na zona Sul do Parque Nacional do Limpopo.

Este trabalho foi desenvolvido numa colaboração entre a Peace Parks Foundation (PPF), a Administração de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC), a Endangered Wildlife Trust, Lion Recovery Fund e a Mozambique Wildlife Alliance (MWA).

No vídeo que a PPF divulgou pode ver-se parte desta operação que se saldou num enorme sucesso e que foi realizada em apenas seis dias, o que é considerado pouco tempo visto tratar-se de uma operação complexa num terreno muito difícil.

De acordo com a PPF “não apenas a operação conjunta foi um sucesso, mas também foi concluída em tempo recorde! Desde a identificação inicial até a colocação do colar e a colecta de amostra de DNA, levaram apenas seis dias. Isto é um testemunho do trabalho árduo e da experiência das nossas equipas, bem como do espírito cooperativo que impulsiona nossos esforços de conservação”, garantem.

“Os leões desempenham um papel crucial na manutenção da saúde do ecossistema, e com a missão da Peace Parks de restaurar, proteger e reviver parques transfronteiriços na África Austral, os colares de rastreamento via satélite não apenas fornecem informações valiosas sobre seus movimentos e distribuição para pesquisa, mas também são instrumentais para evitar conflitos com caçadores furtivos e criadores de gado, garantindo a segurança das pessoas e também dos leões”, explica esta organização.

Foto: PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.