Kambaku

Icon podcast

Comunidade de Mbamba celebra Festival do Leão na Reserva do Niassa

Dez 4, 2023 |

A 13ª edição do Festival do Leão em Mbamba foi mais do que uma celebração. Foi um testemunho vivo de como a conservação pode florescer quando é liderada pela comunidade local, onde cada pessoa presente não é apenas espectadora, mas participante activa de um evento repleto de significado.

As vastas áreas e planícies da aldeia que fica situada no interior da Reserva Nacional do Niassa foram, palco de poeira dourada, ecoando com os ritmos dos tambores, canções vibrantes, risos contagiantes e o calor humano compartilhado por todos.

Diferente de eventos tradicionais, este festival não procura, de acordo relato do Niassa Lion Project, impressionar uma audiência externa. Pelo contrário, é uma expressão autêntica da comunidade.

Mesmo com um programa estabelecido, a essência do evento é moldada pelos grupos participantes, cada um contribuindo com as suas peças únicas para a narrativa colectiva. Não há protocolos rigorosos, apenas um breve discurso de abertura do Chefe de Localidade, estabelecendo o tom para uma celebração inclusiva em que todas as idades estão representadas, desde as crianças até aos anciãos.

Os objectivos por detrás desta iniciativa brilham como uma faísca criativa. Além de destacar a importância da conservação dos leões e do meio ambiente, o festival procura aliviar a tensão num período desafiador do ano, quando a escassez de alimentos gera preocupações comunitárias.

Além disso, o evento propõe-se reforçar os valores culturais fundamentais, promovendo a tradição oral através de histórias, celebrando a expressão artística e a dança, todos intrinsecamente ligados ao compromisso duradouro com a conservação.

Com 85% da equipa do Niassa Lion Project proveniente do Niassa e uma relação de confiança consolidada com a aldeia, que desempenha um papel vital na proteção de 58.000 hectares, a autenticidade do evento desdobra-se de forma natural. É uma celebração maravilhosa, impulsionada pela energia positiva, inspiradora na sua simplicidade, e repleta de momentos de alegria e admiração.

Foto: Niassa Lion Project

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.