Kambaku

Icon podcast

Da Zambézia para o Mundo: descoberta nova espécie de morcego em Moçambique

Mar 19, 2023

Foi confirmada a descoberta em Moçambique de uma nova espécie de mamífero após mais de uma década de estudos intensivos por uma equipa de cientistas que usaram “redes de neblina” quase invisíveis para capturar os primeiros exemplares do morcego-ferradura Namuli.

Estes morcegos, com o tamanho de um xirico, vivem em habitat ameaçado nas florestas em torno do Monte Namuli, o segundo pico mais alto de Moçambique, no norte da Província da Zambézia.

Um dos cientistas responsáveis por esta descoberta é Julian Bayliss, ecologista e conservacionista, que em 2012 descobriu – ou identificou como local de interesse especial para a ciência – um novo ecossistema, uma floresta tropical intocada dentro de um inselbergue ao redor do Monte Lico, apenas a alguns quilómetros de Namuli.

A nova espécie foi detetada logo em 2013, mas a necessidade de confirmar que se tratada de facto de um novo mamífero descoberto levou a um longo processo de confirmação. É a desmonstração dos rigorosos processos científicos necessários antes que uma nova espécie possa ser anunciada publicamente. Os cientistas tiveram que, por exemplo, consultar espécimes dos parentes mais próximos do morcego em coleções de museus na África do Sul, Malawi, Alemanha e Suíça.

Contudo, o atraso até pode ter sido positivo segundo Bayliss porque no mesmo período foram introduzidas melhorias na tecnologia para avaliar o DNA das novas espécies de morcegos e que assim ajudou os cientistas a obter provas irrefutáveis de que os espécimes recolhidos eram novos para a ciência.

Para capturar o morcego, os cientistas usaram armadilhas e redes de neblina feitas de um material tão fino que conseguiram escapar à deteção pelo sonar dos morcegos.O desafio, de acordo com a equipa de cientistas, é o de agora preservar esta espécie e a floresta que é o seu habitat natural.

Fonte/Imagem: RFI

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.