Kambaku

Icon podcast

Dado pequeno grande passo para a dessalinização de água do mar

Maio 14, 2022

Um dispositivo do tamanho de uma mala que requer menos energia para operar do que um carregador de telemóvel e custa cerca de US$ 50 para comprar online. Esta é a mais recente descoberta de dessalinização de água do mar feito por uma equipa de investigadores do MIT, como reporta a Design Boom.

Anunciada recentemente a unidade portátil de dessalinização pesa menos de 10 kg, pode remover partículas e sais para gerar água potável limpa, sem a necessidade de filtros ou bombas de alta pressão.

Após testes em laboratório, dois dos pesquisadores Junghyo Yoon e Hyukjin J. Kwon levaram o dispositivo para Carson Beach, em Boston, para ver como funcionaria no terreno. Em cerca de meia hora, o dispositivo gerou um copo cheio de água potável, que até superou as diretrizes de qualidade da Organização Mundial da Saúde.

“Foi um sucesso mesmo na sua primeira execução, o que foi bastante emocionante e surpreendente. Mas acho que a principal razão do nosso sucesso é o acumular de todos esses pequenos avanços que fizemos ao longo do caminho”, comenta um dos autores do artigo Jongyoon Han.

Han continua: “Este é realmente o culminar de uma jornada de 10 anos em que eu e meu grupo estivemos. Trabalhamos durante anos na física por trás dos processos individuais de dessalinização, mas colocar todos esses avanços numa caixa, construir um sistema e demonstrá-lo no oceano, foi uma experiência realmente significativa e gratificante”.

Foto: scitechdaily.com

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.