Kambaku

Icon podcast

Energia eléctrica chega ao Zinave com sistema de energia solar

Fev 12, 2024 |

O Posto Administrativo do Zinave, localizado no distrito de Mabote, em Inhambane, está prestes a receber uma importante infraestrutura que promete transformar a vida das comunidades locais. Graças à construção de uma central fotovoltaica pelo Fundo Nacional de Energia (FUNAE), o Zinave será conectado à rede de energia eléctrica, trazendo acesso à electricidade para mais famílias da região.

De acordo com notícia avançada pelo jornal Notícias, o sistema de energia solar terá uma abrangência de 70 quilómetros e permitirá que um número significativo de residências tenha acesso a fontes limpas e renováveis de electricidade. A notícia foi confirmada pelo administrador de Mabote, Garfos Mussanhane, que ressaltou os esforços para expandir a eletrificação na região: “A ideia do projecto é cobrir os três postos administrativos de Mabote, de forma paulatina, com energias limpas e renova veis, através de centrais fotovoltaicas financiadas pelo governo espanhol e o FUNAE”, disse.

Este projecto é parte de uma iniciativa mais ampla para levar energia limpa e renovável aos três postos administrativos de Mabote gradualmente, com o apoio do governo espanhol e do FUNAE. Além disso, Mussanhane anunciou planos para a construção de uma unidade sanitária de maior dimensão no Zinave, visando melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade e reduzir a distância percorrida pela população em busca de atendimento médico.

Dentro das próximas três semanas, está previsto o lançamento de um concurso público para a ampliação e reabilitação do Centro de Saúde de Jimane, que incluirá uma casa de espera para gestantes residentes em áreas remotas da região.

Foto: invinity.com

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.