Kambaku

Icon podcast

Equipa científica da Gorongosa estuda ecossistema do Planalto de Cheringoma

Mai 4, 2023

A riqueza da natureza existente no Parque Nacional da Gorongosa é inegável e sua preservação é crucial para a continuidade da vida naquela região de Moçambique.

De acordo com informação partilhada pela Gorongosa a equipa científica acaba de regressar de uma das áreas mais remotas e de beleza deslumbrante do Ecossistema alargado da Gorongosa, a zona norte do Planalto de Cheringoma.

Segundo diretor do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson, Piotr Naskrecki a difícil tarefa de trabalhar nesta região de terreno irregular foi recompensada pela descoberta de verdadeiros tesouros da biodiversidade. As florestas antigas são algumas das mais espetaculares e intocadas de África, onde a natureza floresce em todo seu esplendor.

Parte desta área foi proclamada como uma nova Área de Conservação Comunitária, um importante passo para a proteção e preservação da vida selvagem e dos ecossistemas da região. A conservação é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e para garantir que futuras gerações possam desfrutar da riqueza natural que este lugar oferece.

Este trabalho científico é essencial para a compreensão da biodiversidade e para a tomada de medidas para protegê-la. Para Piotr Naskrecki “não foi fácil trabalhar nesta área, que apresenta um terreno irregular e difícil de ‘navegar’, mas as recompensas de nossa pesquisa de biodiversidade foram enormes. As florestas antigas são algumas das florestas mais espetaculares e intocadas de África”.

Fizeram parte desta expedição Arcenia Chivale, Ana Gledis da Conceição da equipa científica liderada por Piotr Naskrecki. Acompanhou também esta investigação a estudante de mestrado da Gorongosa Cesária Huo que surge na fotografia em destaque com um um morcego-listado-com-nariz-de-folha (Macronycteris Vittatus).

Legenda: Arcenia Chivale e Ana Gledis da Conceição exploram a profunda e intocada floresta antiga no fundo do desfiladeiro de Nhamarimba.

Fotos: PN Gorongosa

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.