Kambaku

Icon podcast

Fim das chuvas marca início da reconstrução de insfraestruturas em Mpopo Trails

Abr 30, 2024 |

Todos os anos a época das chuvas “obriga” a um trabalho para revitalizar e reconstruir Mpopo Trails, o acampamento de turismo comunitário na concessão de Mariri, que é gerido pelo Niassa Lion Project.

Situado no interior da Reserva Especial do Niassa, o acampamento é gerido em estreita parceria com a comunidade da aldeia de Mbamba através da parceria Tchova-Tchova.

De acordo com o Niassa Lion Project, estão todos a trabalhar para deixar as diversas infraestruturas do acampamento prontas para receber novos turistas na época que está agora a iniciar.

Os cozinheiros estão a fazer um curso de culinária no Centro Ambiental de Mariri para melhorar as suas habilidades. Uma das curiosidades do sistema de aprendizagem é que todas as receitas estão a ser gravadas em vídeo, uma vez que a maioria dos formandos não sabe ler e assim poderão facilmente aprender

O modelo implementado neste projecto define que a totalidade das receitas deste acampamento são direcionada para programas comunitários e de conservação para Mbamba, desde 20% da taxa de pernoite na cama para o seu fundo comunitário para usar de acordo com as necessidades. Nos últimos anos construíram uma unidade de maternidade, compraram cercas elétricas. O fundos recolhidos também são usados na aquisição de utensílios – edredons, toalhas de mesa, individuais, recipientes de água -, passando pelo próprio acampamento, tecido a partir de capim colectado pelas mulheres, até à equipa.

A taxa de pernoita no acampamento apoia os 12 escuteiros comunitários, 18.000 dias de trabalho sazonal em serviços de conservação e o programa de almoço escolar que incentiva as crianças a frequentar e permanecer na escola até o 7º ano.

No dia 1º de junho, os anciãos realizarão uma cerimônia de Chonde-chonde para abrir o acampamento e estará aberto para receber os hóspedes novamente.

Segundo o Niassa Lion Project, “O nosso objectivo de 5 anos é atingir 224 noites de alojamento entre junho e Dezembro, para que o Mpopo Trails Camp possa apoiar de forma sustentável a comunidade de Mbamba, os nossos programas de conservação da comunidade Tchova Tchova, como os escuteiros comunitários, e aumentar o seu fundo para entre 30 000 e 40 000 dólares por ano. Isto criará um meio de subsistência viável que constrói a economia de conservação na Reserva Especial do Niassa.

Fotos: Niassa Lion Project

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.