Kambaku

Icon podcast

Gilé implementa sistema de barreira virtual para proteger comunidades e elefantes

Jul 9, 2023 |

O Parque Nacional do Gilé (GNAP) está a adoptar medidas inovadoras para proteger a vida selvagem, especialmente os majestosos elefantes que habitam a região, e a população local que vive à volta desta área de conservação.

Graças ao sistema EarthRanger, que rastreia dados em tempo real, como avistamentos de animais selvagens, actividades ilegais e a posição por GPS dos animais com colares, o GNAP tem implementado um sistema de barreira virtual chamado “Geofences” durante os últimos meses. Esta tecnologia permite monitorar a presença de elefantes em vilas próximas às fronteiras das zonas tampão do parque.

Como explica o GNAP, o sistema de barreira virtual é activado sempre que um elefante com colar atravessa uma “geofence” (barreira virtual). Nessa altura é enviado um “alerta de quebra da barreira” via WhatsApp e e-mail, fornecendo informações cruciais, como data, hora, localização, nome da vila e nome do elefante. Duas categorias de alerta foram estabelecidas: alerta alto/encarnado quando se trata de uma área crítica: centro da vila/área de cultivo e alerta médio/amarelo de prioridade quando os animais estão de 3 a 5 km da área crítica.

O objectivo futuro da administração do Parque é ter um técnico dedicado de mitigação de conflictos entre humanos e animais selvagens, que possa apoiar as comunidades aparecendo no local, alertando uma pessoa em cada comunidade sobre a chegada dos elefantes e também fornecendo treinamento sobre remoção e medidas de dissuasão para afastar os elefantes.

A fotografia disponibilizada pelo GNAP mostra um exemplo de barreiras virtuais no mapa.

Foto: GNAP

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.