Kambaku

Icon podcast

Gilé promove restauração de terras e combate à seca junto de comunidades locais

Jun 11, 2024 |

O Parque Nacional do Gilé (PNAG) celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente sob o lema nacional “Restauração de Terras, Resiliência à Seca e Desertificação” num evento em que envolveu as comunidades locais.

O evento, que ocorreu no passado dia 5 de junho,  contou com a participação do Governo do Posto Administrativo de Naburi, a equipa do parque, o Conselho de Gestão da Escola Básica de Musseia, o Clube Ambiental de Musseia, o Comité de Gestão de Recursos Naturais e a comunidade em geral.

De acordo com o PNAG, as comemorações começaram com canções de boas-vindas apresentadas pelo Clube Ambiental, seguidas do plantio de 100 mudas de espécies nativas. Houve também a exposição de desenhos, produtos reciclados, sistemas de saneamento – como baldes de lixo e tip-taps para lavagem das mãos – e produtos florestais não madeireiros.

O evento foi marcado por apresentações culturais, incluindo poesias, peças de teatro, canções e danças que destacaram a importância da conservação ambiental para o bem-estar humano e das futuras gerações. Os participantes foram agraciados com um almoço na sede do PNAG e receberam brindes compostos por cadernos, lápis, apontadores e canetas, como incentivo para a continuidade dos estudos.

A celebração terminou com uma partida de futebol. O evento na escola contou com a participação de 300 pessoas, enquanto a partida de futebol atraiu 530 participantes.

Durante o evento, foram transplantadas 100 mudas em uma área de 0,5 hectares, incluindo espécies como Naracimo, Mutxekereke, Txitxipe, Nampakala, Mutxacatxa (Brachystegia boehmii) e Mucuratxepo (Albizia versicolor).

Este evento destacou o compromisso do Parque Nacional do Gilé e da comunidade local com a protecção e restauração ambiental, promovendo a resiliência contra a seca e a desertificação.

Fotos: PNAG

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.