Kambaku

Icon podcast

Globeleq investe em central solar de 19 MWp em Cuamba

Fonte: Afrik21 

Já está em construção uma central solar em Cuamba, Província de Niassa, num investimento da Globeleq, um produtor independente de energia,  com sede no Reino Unido, com o apoio do Private Infrastructure Development Group (PIDG)

A unidade de produção de energia solar fotovoltaica de 19 MWp, com armazenamento através de baterias, surge na sequência de uma mobilização financeira da Globeleq, que está a desenvolver o projeto em parceria com a Source Energia e da Electricidade de Moçambique (EDM), a empresa pública de electricidade do país..

A construção da central fotovoltaica solar de Cuamba implica um investimento de 36 milhões de dólares. 

Os parceiros do projeto garantiram o financiamento necessário através do Emerging Africa Infrastructure Fund (EAIF, $19 million) do PIDG. O Viability Gap Funding (VGF), um mecanismo de concessão de garantias do PIDG garantiu 7 milhões de dólares para permitir uma tarifa de compra de energia a preços acessíveis.

A verba também irá financiar as atualizações necessárias para a rede elétrica nacional de Moçambique para integrar energia renovável, bem como um sistema de armazenamento para a EDM. 

A Globeleq e os seus parceiros planejam equipar a central solar de Cuamba com um sistema de armazenamento de bateria de 2 MW (7 MWh). Este componente do projeto também é apoiado por 1 milhão de dólares em financiamento do CDC Plus, o braço de assistência técnica do investidor britânico CDC Group.

A central solar será operada sob um contrato de compra de energia (PPA) de 25 anos assinado entre os seus investidores e a estatal EDM.

O projeto também inclui a construção de uma linha de transmissão de 400 metros que ligará a central a uma subestação existente de 33/110 kV que será reabilitada com a concessão do VGF. 

Este é um projeto importante para Moçambique porque vai permitir acelerar o seu processo de eletrificação e, sobretudo, diversificar o seu mix eléctrico. 

Atualmente, Moçambique tem uma capacidade instalada de mais de 3.000 MW. Segundo a Power Africa, 75% dessa eletricidade é produzida por hidrolétricas.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.