Kambaku

Icon podcast

Gorongosa recebe novo clã de hienas malhadas

Dez 15, 2023 |

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) recebeu um clã de seis hienas malhadas translocadas com sucesso do Karingani Game Reserve (KGR) e somam-se somam-se, assim, aos clãs transferidos em 2022. O recente nascimento de crias de hiena significa que os esforços de reintrodução estão a funcionar e segundo os movimentos da progenitora, os filhotes têm cerca de um mês.

O processo de translocação deste grupo de animais envolveu, segundo o PNG, uma operação complexa que incluiu oito horas de anestesia e várias semanas de adaptação através de uma boma, uma área fechada e segura projectada para abrigar temporariamente este grupo de hienas antes da sua libertação nos tandos da Gorongosa.

O aumento da população de hienas no PNG leva a uma dinâmica mais equilibrada entre predadores e presas e faz parte de um projecto de restauração mais amplo que inclui reabilitação de habitats, medidas anti-caça furtiva e reintrodução de espécies.

O projecto de reintrodução de hienas é um esforço colaborativo entre a Mozambique Wildlife Alliance, a ANAC, a Karingani Game Reserve, o Parque Nacional da Gorongosa e o Lion Recovery Fund, e reforça a importância deste tipo de parcerias para enfrentar os desafios de conservação e restaurar as populações de vida selvagem.

A Mozambique Wildlife Alliance representa uma coligação de organizações que fornecem padrões internacionais de serviços de conservação em parceria com a ANAC e intervenientes regionais para apoiar a vida selvagem, as comunidades e os habitats em Moçambique. O Lion Recovery Fund financia acções de conservação e foi criado pela Wildlife Conservation Network em parceria com a Fundação Leonardo DiCaprio, agora conhecida como Re:wild.

Foto: PNG

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.