Kambaku

Icon podcast

‘Herding for Health’ liga produtores comunitários de gado de Massingir a mercados

Jun 25, 2024 |

Desde o seu lançamento, o programa ‘Herding for Health’ tem sido um divisor de águas para os criadores de gado de Massingir, no coração da província de Gaza, para os agricultores comunitários que vivem no interior ou entorno do Parque Nacional do Limpopo.

Este projecto, que visa fortalecer a saúde do gado e revitalizar as terras de pastagem, está também a conectar directamente os agricultores locais aos mercados, proporcionando um impulso económico vital para a comunidade.

Segundo a Peace Parks Foundation, promotora deste programa, os agricultores já não estão a perder gado para predadores. Os animais estão mais saudáveis, mais robustos e prontos para o mercado.

Delcio Juliao, gestor de implementação do projecto Herding for Health, atribui esta conquista ao facto de as bombas móveis terem sido estrategicamente colocadas em áreas afastadas das fontes naturais de água onde a vida selvagem se reúne.

Massingir situa-se numa zona semi-árida e um dos maiores problemas é a falta de água, tanto para as pessoas como para os animais. Seis furos operacionais permitem o modelo de pastoreio rotativo da Herding for Health, que não só mantém os animais em segurança, como também restaura o pasto.  

“As bomas são instaladas num local durante sete dias antes de serem transferidas para um novo local, o que deixa um solo naturalmente fertilizado, no qual as ervas crescem rapidamente”, explica Delcio. A recuperação das pastagens está indissociavelmente ligada à produção sustentável de alimentos, abordando o problema da desnutrição e da insegurança alimentar através da regeneração do solo.  

“O programa Herding for Health tem apoiado as comunidades locais na melhoria da condição dos seus animais, permitindo que obtenham melhores preços nos mercados,” comentou Grant Zunckel, gestor de projecto da Peace Parks.

Recentemente, o programa realizou a sua primeira Feira de Gado no Limpopo, um evento que demonstrou o potencial económico do projecto. “O próximo passo é estabelecer uma rota sustentável para o mercado dos proprietários de gado, para que as comunidades se possam manter economicamente estáveis – algo que estamos começar a ver,” disse Zvi Tangawamira, participante da feira.

A feira foi um sucesso, com mais de 50 cabeças de gado apresentadas por 11 vendedores, e a venda de 17 cabeças a preços de mercado gerando mais de R$ 100.000 para a região, apoiada pelo governo local e pela Meat Naturally.

Além dos benefícios económicos diretos, o projecto Herding for Health tem fortalecido parcerias importantes. ” Vou agora encorajar todos os criadores aqui em Massingir a virem vender o seu gado utilizando a balança, porque ajuda a saber os pesos correctos dos animais”, destacou Silvestre Ngovene, um dos criadores de gado beneficiados.

A Governadora da Província de Gaza, Magarida Mapandzene, e outros líderes locais participaram activamente na feira, destacando o papel crucial da parceria e da inovação na condução de mudanças positivas.

Fotos e vídeo: Peace Parks Foundation

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.