Kambaku

Icon podcast

Inauguração do Membene Lodge é um marco significativo para o Parque Nacional de Maputo

Fev 20, 2024 |

O Governo de Moçambique e a Peace Parks Foundation (PPF) celebraram a inauguração oficial do Membene Lodge, um novo lodge que é o mais recente activo turístico do Parque Nacional de Maputo.

A nova infraestrutura representa um passo vital na visão do parque de capitalizar o crescente interesse dos eco-turistas locais e internacionais para experimentar as praias intocadas de Moçambique e as vastas paisagens daquele ecossistema, contribuindo assim para a protecção da natureza e para a criação de empregos e meios de subsistência para as comunidades locais que vivem nas áreas circundantes.

Situado em Ponta Membene, onde o mato encontra o mar, o Membene Lodge é um lodge ecológico premiado, de três estrelas, que oferece uma mistura de 24 chalés com capacidade para 80 camas e lugares de campismo, entrando no mercado de médio padrão a um nível acessível tanto para os turistas moçambicanos locais como para os viajantes internacionais.

O Membene Lodge foi projectado e construído pelo atelier de arquitectos PlanEco (PTY) Ltd, recentemente galardoado com o Prémio de Excelência do Pretoria Institute for Architecture pelo seu design e construção ecológicos únicos.

Tal como refere a PPF, o Parque Nacional de Maputo tem sido alvo de um programa ambicioso de reintrodução de animais selvagens promovido pela PPF e pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) tornando-se num impulsionador essencial tanto da restauração deste ecossistema como do desenvolvimento do turismo na região Sul de Moçambique. Desde 2010, mais de 5.100 animais e 16 espécies foram translocados para o parque, dos quais 12 são reintroduções. Um censo recente de vida selvagem concluiu que esse número aumentou para pelo menos 14.000 animais selvagens agora a viver no parque.

A cerimónia de inauguração foi presidida por Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, pelo Presidente Joaquim Chissano, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Peace Parks Foundation, e por Werner Myburgh, director executivo da Peace Parks Foundation. O evento celebrou um compromisso compartilhado com a restauração, gestão, desenvolvimento e sustentabilidade financeira de longo prazo do parque nacional emblemático de Moçambique e a geração de receitas através do turismo para as comunidades locais. O parque, juntamente com a Peace Parks e parceiros, também apoia projectos comunitários, como saúde, educação ambiental e programas de subsistência alternativos que actualmente beneficiam directamente 18.810 pessoas e indirectamente 32.586.

“A natureza desempenha um papel importante na vida dos moçambicanos e todos temos a responsabilidade de adoptar atitudes que contribuam para a sua preservação. Como governo temos estado a promover e atrair investimento neste sentido, associando a conservação da biodiversidade ao turismo”, disse o Presidente da República, no acto da inauguração.

O Parque Nacional de Maputo percorreu um longo caminho no seu desenvolvimento, passando de uma área desprovida de vida selvagem para um ecossistema próspero. Inicialmente, havia apenas uma oferta de acomodação no parque – Anvil Bay Lodge em Ponta Chemucane, uma instalação boutique de cinco estrelas, seguida pelo Montebelo Milibangalala Bay Resort. Com o apoio de Hansjörg Wyss e da Fundação Reinet, a Peace Parks Foundation investiu 5 milhões de dólares na construção do Membene Lodge para aumentar a atracção de turistas internacionais, regionais e locais que desejem experimentar a natureza intocada e, mais importante, catalisar mudanças positivas, capacitando e enriquecendo as vidas das comunidades locais.

É objectivo da PPF que, com este investimento e as receitas esperadas a serem geradas a partir de agora, o parque possa estar em condições para cobrir seus próprios custos operacionais até 2032.

Fotos e Vídeo: PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.