Kambaku

Icon podcast

Inaugurados sete novos sistemas de abastecimento de água em Sofala

Jul 2, 2023 |

A província central de Sofala, em Moçambique, acaba de ser equipada com sete sistemas de abastecimento de água potável. As instalações, inauguradas nos distritos de Buzi, Nhamatanda e Dondo, substituem as antigas que foram danificadas pelo ciclone Idai em 2019.

O esforço de reconstrução que tem vindo a ser realizado pelas autoridades moçambicanas surge no seguimento da destruição causada pelo ciclone tropical, que afetou 600.000 pessoas, incluindo 260.000 crianças, e que deslocou milhares de pessoas devido à destruição das suas casas.

Os sistemas de abastecimento de água agora colocados à disposição das populações da região estão equipados com poços multiuso, bem como redes de transporte e distribuição de água potável.

As novas instalações complementam os 13 sistemas de abastecimento de água já existentes nos três distritos alvo: Buzi recebeu cinco novas conexões, Nhamatanda uma e Dondo uma.

Esta reabilitação faz parte do Programa de Recuperação e Resiliência de Emergência Pós-Ciclone Idai e Kenneth para Moçambique, Malawi e Zimbabwe – (PCIREP no acrónimo em inglês Post Cyclone Idai and Kenneth Emergency Recovery and Resilience Programme), uma iniciativa que reúne diversos países também implementada no Zimbábue e Malawi com o objetivo de restaurar rapidamente meios de subsistência e reconstruir infraestruturas socioeconómicas para enfrentar o impacto de futuros desastres.

O PCIREP também aborda a prevenção de riscos de desastres nos setores de estradas, energia, agricultura e pecuária, através da instalação de radares meteorológicos e sistemas de alerta em várias províncias do país da África Oriental, sendo que 11 deles já foram instalados.

O Estado de Moçambique está a financiar o PCIREP com o apoio de vários parceiros de desenvolvimento, entre os quais o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que já destinou 52 milhões de dólares ao programa.

Foto: paandu.in

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.