Kambaku

Icon podcast

Líder comunitário morto por elefantes enquanto tentava afugentá-los na Moamba

Mai 28, 2023

Na localidade de Nhonguene, no distrito da Moamba, província de Maputo, um líder comunitário foi ferido e morto por elefantes enquanto tentava afugentá-los. A vítima, juntamente com alguns dos seus trabalhadores, estava a tentar proteger produtos alimentares de duas machambas (áreas agrícolas) que já estavam a ser destruídas pelos animais.

Segundo a Rádio Moçambique, o Chefe do Posto Administrativo de Moamba Sede, Isaque Chachuaio, informou que tem havido um aumento nos relatos de invasões de elefantes nas machambas após este incidente. Os elefantes invadiram uma plantação de bananeiras e outras áreas agrícolas em algumas comunidades do distrito da Moamba durante o último fim-de-semana.

De acordo com o Chefe do Posto Administrativo, a vítima foi encontrada com ferimentos graves na parte superior do corpo e sinais de ataque na barriga. Acredita-se que o ataque dos elefantes possa ter sido desencadeado pela presença de cães, já que os animais começaram a latir e fugiram para o local onde o líder comunitário estava.

Após se aperceberem do ataque dos elefantes, os indivíduos que acompanhavam o líder comunitário fugiram do local. O Chefe do Posto Administrativo explicou que, em situações similares, comunica sempre o ocorrido às autoridades competentes para afugentar os animais.

Suspeita-se que os elefantes sejam provenientes de áreas de conservação próximas como o Parque Nacional Kruger, na África do Sul, do outro lado da fronteira, a escaços quilómetro de distância daquela região do sul de Moçambique.

A invasão das plantações de bananeiras e outras áreas agrícolas pelas manadas de elefantes tem gerado preocupação e prejuízos significativos para as comunidades locais. As autoridades estão em alerta e a trabalhar na resolução do problema, procurando formas de evitar futuras invasões de elefantes e proteger a população.

Nota: a fotografia não retrata o ocorrido na Moamba tratando-se de uma situação similar ocorrida noutro local do continente.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.