Kambaku

Icon podcast

Limpopo remove leão que era risco para comunidade local

Jan 11, 2024 |

As autoridades do Parque Nacional do Limpopo removeram um jovem leão que atravessou a fronteira da África do Sul em busca de um novo território e que estava a colocar em risco o delicado equilíbrio entre predadores e comunidades locais.

De acordo com a Peace Parks Foundation, o leão tinha-se aproximado demais da comunidade local e tinha atacado o gado, colocando assim vidas e meios de subsistência em risco. Com as tensões a aumentar, a equipa de gestão do parque, com o apoio da Mozambique Wildlife Alliance e da Endangered Wildlife Trust entram em acção para sedar e relocalizar o felino para uma área mais segura e remota.

Segundo explica a equipa da PPF, “a operação exige habilidade, perseverança e uma resposta rápida – em temperaturas abrasadoras e durante dias e noites de rastreamento, iscos e espera. A sua estratégia e paciência, no solo e no ar, valem a pena: o leão sedado pela equipa de veterinários de vida selvagem, capturado, colocado com uma coleira e levado para longe das comunidades e do seu gado”.

Esta operação foi registada em vídeo que a Peace Parks TV disponibilizou e que demonstra o cuidado e monitorização constante das equipas do Parque Nacional do Limpopo em proteger as comunidades locais que convivem com animais que, apesar de perigosos, vale a pena serem protegidos.

Foto e Video: PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.