Kambaku

Icon podcast

Mabecos de regresso ao Sul de Moçambique

Mar 20, 2023

Outrora frequentes, há muitas décadas que não havia sinal da presença de Mabecos em Moçambique. É por isso particularmente positiva a notícia da Peace Parks Foundation que dá conta que o Parque Nacional do Limpopo, situado no Sul do País, acolheu novos residentes: nada mais do que 14 Mabecos ou Cães Selvagens como também são conhecidos estes carismáticos animais.

Estes predadores são um dos mamíferos mais ameaçados do continente africano, mas o seu regresso ao Limpopo é um sinal de que os esforços desenvolvidos para a sua conservação estão a inverter a situação ainda difícil desta espécie.

Os cães selvagens foram vistos em duas matilhas separadas, ambas equipadas com coleiras colocadas pela Endangered Wildlife Trust e pela Contemplate Wild, com fundos da Boucher Legacy Foundation.

Os dados dessas coleiras demonstram que os bandos de Mabecos se estão a mover de forma lenta para o interior do Limpopo vindos do Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Esta travessia é uma demonstração do efeito positivo de grandes extensões transfronteiriças nos esforços de conservação.

A Peace Parks Foundation, uma organização que trabalha com diversos Parques Transfronteiriços na África Austral, tem como objetivo ligar e proteger áreas-chave em grande escala, conservando os ecossistemas como um todo e permitindo o movimento natural dos animais, artificialmente interrompido por barreiras humanas.

Foto: WWF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.