Kambaku

Icon podcast

Malawi e Peace Parks Foundation assinam acordo de gestão do Parque de Nyika e da Reserva Vwaza Marsh

Jun 16, 2023 |

O Governo do Malawi e a Peace Parks Foundation assinaram um acordo histórico que estabelece um importante marco para a conservação da vida selvagem da região com a assinatura de um acordo de co-gestão durante 20 anos de duas áreas protegidas: o Parque Nacional de Nyika e a Reserva de Vida Selvagem de Vwaza Marsh.

O acordo foi assinado pela Ministra do Turismo do Malawi, Vera Kamtukule e pelo CEO da Peace Parks Foundation, Werner Myburgh, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, e do antigo presidente de Moçambique e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Peace Parks Foundation, Joaquim Chissano.

O acordo estabelece a criação de um fundo independente cuja missão é equilibrar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento local. Sob esta co-gestão, o Governo do Malawi, através do Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem (DNPW), trabalhará em conjunto com a Peace Parks Foundation para administrar as duas áreas protegidas como uma única paisagem.

O objectivo principal deste acordo é garantir a protecção a longo prazo e a sustentabilidade do Parque Nacional de Nyika e da Reserva de Vida Selvagem de Vwaza Marsh. Além disso, procura adotar uma abordagem empresarial para a gestão, promovendo a inclusão nas decisões e envolvendo representantes do setor empresarial, autoridades locais e chefias das comunidades locais. O estabelecimento do fundo permitirá uma gestão mais eficiente, com a delegação da responsabilidade total pela administração dessas áreas protegidas.

De acordo com Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique, destacou “a liderança visionária e o compromisso do Governo do Malawi em salvaguardar estes centros de biodiversidade vitais que também servem como uma captação de água crítica para o Malawi e toda a região da SADC”. “Estamos honrados por apoiar o Malawi nos seus esforços para promover a conservação, o turismo e a paz e segurança regionais. Esperamos continuar a colaborar através do Fundo para alcançar a sustentabilidade ambiental, social e financeira da paisagem de Nyika-Vwaza, e consequentemente da Área de Conservação Transfronteiriça Malawi-Zâmbia. Este acordo alinha-se fortemente com nossa ambiciosa meta de conservar 98 milhões de hectares de paisagens africanas transfronteiriças até 2050”, disse.

“O Parque Nacional Nyika é o maior e mais antigo Parque Nacional do Malawi. Estima-se que Nyika e Vwaza juntos contribuam com até 10% da captação anual de água do Lago Malawi [Lago Niassa em Moçambique], do qual mais de 10 milhões de pessoas dependem diretamente para a sua subsistência. Proteger um ecossistema tão importante através deste acordo de cogestão de longo prazo, onde o governo, as comunidades e o setor privado unem forças, abre caminho para um modelo de governança novo e inclusivo para a conservação de grandes paisagens em África”, disse Werner Myburgh, CEO da Peace Parks Foundation. “O nosso sincero agradecimento ao Ministério Alemão de Cooperação e Desenvolvimento Económico e ao KfW pelo seu significativo e inabalável apoio”, acrescentou.

Foto: malawitourism.com e PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.