Kambaku

Icon podcast

Manada de seis elefantes chega a áreas residenciais em Boane

Ago 25, 2023 |

Uma visão pouco comum deixou os residentes do bairro Picoco, no município sul de Boane, localizado a aproximadamente 30 quilómetros de Maputo, tanto impressionados quanto preocupados. Uma manada de seis elefantes tem marcado presença nas áreas residenciais desde domingo, levando as autoridades locais e as agências de conservação da vida selvagem a agir rapidamente.

Em comunicado citado pela Agência Lusa, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), que acompanhou o movimento desta manada confirmou a presença dos elefantes e trabalhou activamente para garantir a segurança tanto dos animais quanto da população local.

Em comunicado oficial informou que “para que os elefantes não constituam perigo para as populações, a ANAC accionou medidas preventivas que consistiram na localização do grupo de elefantes vistos em Picoco, Boane, a fim de colocação de colar num dos elefantes – líder do grupo, de modo a permitir o seu afugentamento e retorno para o seu habitat”.

Este grupo de elefantes tem sido visto a circular naquela zona desde alguns dias antes, segundo a ANAC, que afirmou ter estado a “monitorizar” o seu percurso.

“O aparecimento de elefantes em algumas localidades dos distritos de Namaacha, Boane, Matutuine, Moamba, Magude e Manhiça, na província de Maputo, deve-se à ligação entre os corredores naturais dos elefantes nesta região, desde os tempos passados”, explica a ANAC, recordando que é “sabido que a província de Maputo sempre foi um privilegiado ecossistema dos paquidermes devido à sua riqueza ecológica para a vida selvagem”.

“Importa, no entanto, referir que os elefantes fazem parte das cinco espécies de fauna bravia de grande porte, sendo importante que as populações se mantenham distantes, evitando-se aproximar para permitir que as atividades de controlo e afugentamento decorram sem interferência”, alerta ainda o comunicado.

Foto: DR / Fotografia não foi tirada na situação relatada na notícia.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.