Kambaku

Icon podcast

Mar do sul de Moçambique classificado como ‘Hope Spot’ pela Mission Blue

Dez 19, 2023 |

A componente oceânica do Parque Nacional de Maputo, correspondente à região mais austral da costa de Moçambique, foi oficialmente proclamada como ‘Ponto de Esperança’ (‘Hope Spot’), uma área ecologicamente única do oceano designada para protecção sob uma campanha global de conservação promovida pela Mission Blue, fundada por Sylvia Earle.

Este novo Hope Spot é, desta feita, uma Área Marinha Protegida já existente, identificada como merecedora de maior atenção e acção de conservação. O parque, co-gerido pela Administração Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC) e pela Peace Parks Foundation (PPF), está inserido na paisagem transfronteiriça de Lubombo e é uma das eco-regiões mais biologicamente diversas e ameaçadas da Terra.

A componente marinha de toda esta região é uma parte vital da primeira Área de Conservação Transfronteiriça Marinha de África, abrangendo o Parque iSimangaliso da África do Sul e o Parque Nacional de Maputo.

De acordo com a PPF, dentro deste refúgio globalmente significativo, encontra-se uma costa intocada com mais de 100 km e uma zona de protecção oceânica de 18 milhas náuticas. É o local de reprodução de algumas das espécies mais ameaçadas do mundo, como dugongos, tartarugas marinhas, baleias migratórias e tubarões-baleia.

O novo e precioso Hope Spot no mar do Parque Nacional de Maputo junta-se a outros 157 numa área oceânica total de 57.577.967 km² do qual faz também parte o Arquipélago do Bazaruto.

Fotos: Parque Nacional de Maputo/Peace Parks Foundation

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.