Kambaku

Icon podcast

Marine Megafauna Foundation cria primeiro modelo 3D de uma Raia

Mar 27, 2022

A Marine Megafauna Foundation (MMF), organização sedeada no Tofo, em Inhambane, Moçambique, criou, juntamente com parceiros norte-americanos, o primeiro modelo digital 3D de precisão de uma raia manta.

O feito foi realizado na Flórida, Estados Unidos da América, que acolhe todos os anos uma grande agregação sazonal de Raias adultas e também serve como importante berçário desta espécie.

O primeiro estudo sobre a população de raias manta do sul da Flórida foi publicado pelo Projecto Florida Manta da MMF, que estuda raias manta na área desde 2016.

“Como o primeiro grupo a estudar as raias manta do sul da Flórida, foi uma enorme surpresa saber que esta população é composta exclusivamente por raias manta juvenis. Também ficámos desanimados ao ver tantas mantas emaranhadas em linhas de pesca e com ferimentos causados ​​pelas hélices dos barcos. A pesquisa contínua, a mitigação de ameaças e o aumento da educação pública são cruciais para a conservação de arraias manta da Flórida”, explica Jessica Pate, cientista-chefe do Florida Manta Project.

À luz disso, uma equipe colaborativa reuniu-se com o objectivo de chamar a atenção para as arraias manta da Flórida, criando um modelo 3D digital de precisão de arraias manta. A MMF uniu forças com o Digital Life Project e a Fundação ANGARI, para levar avante este projecto inovador.

Desde que foi criado o modelo tem sido usado para fins de pesquisa e educação.

O modelo pode ser visto aqui.

Foto: MMF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.