Kambaku

Icon podcast

Mecanismo de Financiamento de Fertilizantes apoia agricultura sustentável em Moçambique

Out 27, 2023 |

O Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes (MAFF) concedeu uma garantia de crédito comercial parcial de 2 milhões de dólares e uma subvenção de 877.980 dólares à Parceria Africana de Fertilizantes para o agronegócio sustentável em Moçambique.

Segundo o Banco Africano de Desenvolvimento estes recursos serão usados para apoiar a distribuição de 60 mil toneladas métricas de fertilizantes a 300 mil pequenos agricultores, visando não apenas aumentar a produtividade agrícola, mas também capacitar os agricultores por meio de treinamento.

O “Projecto de Financiamento de Fertilizantes para a Gestão Sustentável da Agricultura” não se limita à entrega de fertilizantes. Cerca de 5% dos agricultores seleccionados receberão formação sobre o uso de sementes melhoradas, pacotes de nutrição equilibrada, protecção de culturas e melhores práticas agrícolas. Cerca de 40% dos beneficiários serão mulheres, visando uma inclusão de género mais ampla.

Um dos principais obstáculos que os agricultores enfrentam é a dificuldade de acesso a fertilizantes de qualidade devido ao risco associado ao crédito comercial. Isso cria dificuldades para que as explorações agrícolas obtenham insumos essenciais. A garantia de crédito do MAFF procura reduzir esses riscos e estimular a oferta de fertilizantes aos agricultores.

Agricultura é a espinha dorsal da economia de Moçambique, fornecendo sustento a milhões de pessoas. Recentemente, tem havido um aumento significativo na procura de fertilizantes devido à expansão das áreas de cultivo de culturas como arroz, milho e soja, especialmente nas províncias de Tete, Manica, Sofala e Gaza.

O projecto tem uma duração prevista de três anos e visa apoiar dois grossistas na venda de fertilizantes, com um valor até 15 vezes superior ao da garantia parcial de crédito comercial do fertilizante. Além disso, o projecto estabelecerá conexões entre esses grossistas e aproximadamente 30 agrocomerciantes centrais e 125 agrocomerciantes retalhistas, expandindo assim o alcance dos fertilizantes a agricultores em todo o país.

Este projecto procura, segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, promover o desenvolvimento agrícola sustentável em Moçambique e está alinhado com a Estratégia Alimentar África do Banco, que pretende estimular o financiamento de fertilizantes do sector privado no país, melhorando a produtividade alimentar e a segurança alimentar.

O MAFF, criado em 2008, apoia os Estados membros da União Africana na procura de maior produtividade agrícola. A sua missão é criar um ambiente favorável para mobilizar investimentos visando atingir a meta de 50 quilogramas de nutrientes fertilizantes por hectare, conforme estabelecido na Declaração de Abuja de 2006 sobre fertilizantes para uma Revolução Verde em África.

Foto: Africa Soil Health

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.