Kambaku

Icon podcast

MMF e Digital Life lançam novo modelo 3D para estudo do Tubarão-Baleia

Out 4, 2023 |

Investigadores, conservacionistas e artistas digitais uniram-se num projecto inovador para criar uma representação digital do Tubarão-Baleia. Numa colaboração com a Marine Megafauna Foundation, a Digital Life anunciou o lançamento de um modelo 3D de um Tubarão-Baleia (Rhincodon typus) criado com base em imagens capturadas de um indivíduo conhecido como TZ 209, um macho subadulto, que foi filmado nas águas próximas à Ilha Mafia, na Tanzânia.

O Tubarão-Baleia é uma das criaturas mais carismáticas dos oceanos, e a criação deste modelo 3D permite que o público em geral, cientistas, artistas e educadores tenham a oportunidade de explorar e aprender mais sobre a espécie.

As filmagens, que permitiram desenvolver depois este modelo 3D, foram executadas por Chris Rohner e Stephanie Venables.

O financiamento do projecto foi assegurado por Jon Bayuk, permitindo que os artistas digitais Johnson Martin e Aaron Olsen usassem o seu expertise para recriar o Tubarão-Baleia a partir das imagens capturadas com câmeras GoPro.

O resultado é uma representação visualmente impressionante deste subadulto macho, que foi apelidado de “Mosi,” baseado no seu histórico de avistamentos ao longo da costa de Mafia.

O modelo 3D do Tubarão-Baleia está disponível gratuitamente para uso científico, artístico e educacional oferecendo uma oportunidade para estudar e apreciar esta espécie majestosa de uma forma completamente nova.

Saiba mais sobre o projeto Whale Shark do MMF na Tanzânia:

Foto: Digital Life

Video: National Geographic

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.