Kambaku

Icon podcast

Moçambique recebe ajuda para recuperar de choques climáticos

Mar 15, 2023

A Suécia vai doar 19 milhões de dólares nos próximos cinco anos para apoiar a ação climática em Moçambique.

O financiamento será realizado pela iniciativa Local Climate Adaptive Living Facility (LoCAL) das Nações Unidas, que visa ajudar as autoridades locais dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento a ter acesso a financiamento climático, capacitação e a assistência técnica de que precisam para responder e adaptar-se às alterações climáticas.

O projeto será implementado com o apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (sigla em inglês UNCDF) lançado em 2018 para ajudar os países a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), segundo avançou a Afrik 21.

Moçambique está entre os países africanos mais vulneráveis a desastres naturais e choques climáticos, tendo sido duramente atingido por ciclones e inundações nos últimos anos. De acordo com o UNCDF, a vulnerabilidade da região costeira de Moçambique a ciclones tropicais, secas, inundações e salinização da água potável e das terras agrícolas aumentou de forma constante e severa ao longo dos anos.

Desde o início de 2022, Moçambique foi atingido por vários desastres naturais, incluindo a tempestade tropical Ana, a depressão tropical Dumako, o ciclone Gombe e o ciclone Freddy, que atingiram o continente após atingir a ilha de Madagáscar.

A iniciativa LoCAL abrange uma gama de áreas essenciais, incluindo educação, água e saneamento e saúde. O projeto permite que as comunidades selecionem os serviços essenciais de que precisam através de um processo de planeamento participativo em diálogo próximo com os governos locais.

Em Moçambique, a iniciativa LoCAL está implementada desde 2014 e abrange 33 distritos do país. A Suécia já desembolsou 13,8 milhões de dólares para Moçambique ao abrigo deste programa entre julho de 2018 e dezembro de 2022.

Foto: Unicef/Ricardo Franco

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.