Kambaku

Icon podcast

Monitorização de Elefantes para mitigar conflitos entre pessoas e animais em Chimanimani

Out 4, 2023 |

Três elefantes do Parque Nacional de Chimanimani, localizado no distrito de Sussundenga, na Província de Manica, foram equipados com dispositivos de monitorização em tempo real como parte de um projecto inovador que visa mitigar os conflitos entre seres humanos e a vida selvagem.

De acordo com nota divulgada da Biofund, o projecto estas coleiras permitirão que os técnicos do parque e os especialistas em conservação acompanhem de perto os movimentos e comportamentos dos elefantes, o que é vital para entender como estes animais interagem com seu ambiente e com as comunidades humanas que vivem nas regiões circundantes desta área protegida da região centro de Moçambique.

O “Projeto Chimanimani”, como é abreviadamente conhecido, é financiado pela Agência Francesa para o Desenvolvimento, através da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e tem como objectivo melhorar significativamente a monitorização dos corredores ecológicos e as estimativas das populações de animais no Parque Nacional de Chimanimani.

O Parque Nacional, que é também uma Área de Conservação Transfronteiriça, tendo território também protegido do lado do vizinho Zimabué, é reconhecido pela sua rica biodiversidade e pela importância crítica que desempenha na preservação da fauna e flora de Moçambique.

Além da colocação das coleiras, uma parte crucial do projecto envolveu a capacitação dos técnicos do parque no uso de um software especializado para monitorização virtual dos elefantes. Este software fornecerá dados precisos e em tempo real sobre os padrões de movimentação dos elefantes, permitindo uma resposta mais eficaz a possíveis conflitos entre manadas de elefantes e as comunidades locais.

O financiamento para o “Projeto Chimanimani” foi obtido graças à colaboração entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM) e a Fauna and Flora International (FFI). Em setembro de 2019, estas organizações uniram forças para apoiar o Governo de Moçambique na implementação deste projecto de conservação da biodiversidade no Parque Nacional de Chimanimani e na sua zona tampão.

Foto: Biofund

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.