Kambaku

Icon podcast

Morreu Edward O. Wilson, o herdeiro de Darwin que se surpreendeu com a riqueza da biodiversidade da Gorongosa

Fonte: Lusa e Parque Nacional da Gorongosa

Morreu aos 92 anos de idade, em Burlington, Estados Unidos,  o biólogo e entomólogo norte-americano Edward O. Wilson. Criador do termo ‘Biodiversidade’ é muitas vezes referido como o herdeiro natural de Charles Darwin. Teve na Gorongosa, Moçambique, um dos seus últimos trabalhos de investigação.

Em Moçambique liderou em 2011 e 2012 expedições científicas para catalogar a biodiversidade do Parque Nacional da Gorongosa, liderou expedições científicas e um laboratório de investigação – o EO Wilson Laboratory – destinado a documentar e a proteger a biodiversidade da região que tem o seu nome em sua honra.

Para Edward O. Wilson, o Parque Nacional da Gorongosa era “o mais importante parque no mundo“, ao tornar-se “num centro-modelo de pesquisa científica e educação, muito além de qualquer outro empreendimento comparável nos Estados Unidos ou outro lugar”.

Em reação à notícia Piotr Naskrecki, Associate Director do E.O. Wilson Lab no Parque Nacional da Gorongosa, Laboratório cujo nome honra o histórico investigador, afirmou: um dia triste, triste. Acabei de descobrir que meu herói, mentor e amigo, o Prof. Edward O. Wilson, faleceu pacificamente durante o sono na noite passada. Ainda estou a processar a notícia, mas é certo que sua presença marcante nas ciências biológicas fará muita falta.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.