Kambaku

Icon podcast

MWA divulga novo mini doc sobre conservação do elefante em Chipanje Chetu

Abr 16, 2024 |

A Mozambique Wildlife Alliance, divulgou um mini documentário que lança luz sobre o trabalho de conservação de elefantes e a importância da coexistência entre as comunidades locais e a vida selvagem. O filme mostra o trabalho realizado junto da comunidade de Chipanje Chetu, no Niassa.

Produzida por Kolby Edwards, esta curta-metragem oferece uma visão detalhada das operações de colocação de coleiras em elefantes conduzidas pela equipe da Yambone Conservation num canto remoto da província de Niassa.

“Yambone” é uma iniciativa de conservação orientada para a comunidade que criou raízes em 2018. O termo “yambone” tem um significado profundo na língua local Yao, denotando o nobre objectivo de “tornar as coisas melhores”. Este projecto integra cinco comunidades localizadas na Área de Conservação da Comunidade Chipanje Chetu. Estas comunidades incluem Segundo Congresso, Matchedje, Nova Madeira, Maumbica e Lilumba.

Com o objectivo de informar e inspirar, o documentário destaca o trabalho realizado no terreno para garantir a preservação destes ecossistemas e dos seus importantes animais enquanto se promove uma relação o mais harmoniosa possível com as pessoas que vivem nos mesmos ambientes.

A protecção dos elefantes é uma preocupação urgente em todo o mundo, especialmente em áreas onde as interacções entre humanos e animais selvagens são frequentes. Em Moçambique, onde a presença destes gigantes é uma parte vital do ecossistema, é essencial encontrar formas de proteger os elefantes e garantir que possam coexistir de forma pacífica e segura com as comunidades locais.

Filmado em 2023, o documentário oferece uma visão exclusiva das técnicas e esforços empregados pela equipa da Yambone Conservation para monitorar e proteger os elefantes da região. A colocação de coleiras em elefantes é uma estratégia importante para rastrear os seus movimentos e garantir a sua segurança, ao mesmo tempo em que permite que as comunidades locais estejam cientes de sua presença e tomem medidas para evitar conflitos.

Além de destacar o trabalho de conservação em si, o documentário também aborda a importância de envolver as comunidades locais no processo de protecção da vida selvagem. Ao promover a conscientização e oferecer oportunidades de educação e empoderamento, a equipa da Yambone Conservation está a ajudar a construir uma relação de respeito mútuo entre as pessoas e os elefantes, contribuindo para um futuro sustentável para todos.

Foto: MWA

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.