Kambaku

Icon podcast

MWA realiza campanha de vacinação para animais domésticos em Kassimate e Ndenguindane

Mai 27, 2024 |

Numa iniciativa conjunta, a Mozambique Wildlife Alliance, em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação ANAC e o Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE), realizou uma campanha de vacinação de animais domésticos nas comunidades de Kassimate e Denguindane, na Namaacha, e na aldeia de Mateus.

A campanha exemplificou a abordagem de ‘Saúde Única’ (‘One Health’), uma estratégia holística que reconhece a interconexão entre a saúde animal, humana e ambiental. Ao vacinar os animais de estimação contra doenças como a raiva, o duplo objectivo é proteger a saúde dos animais, mas também mitigar o risco de transmissão de doenças para humanos e a vida selvagem.

Adicionalmente, a esterilização de machos ajuda a controlar a população de animais domésticos, reduzindo o número de indivíduos que poderiam contrair doenças caso não fossem vacinados.

Segundo a MWA, esta campanha marca o início de uma série de actividades semelhantes planeadas para este ano. O objectivo é realizar mais cinco campanhas até ao final do ano, mantendo o compromisso de melhorar a saúde animal e comunitária em várias regiões de Moçambique.

“A campanha mostrou resultados promissores, em grande parte devido às interações positivas que tivemos com as comunidades e as instituições locais. Isso permitiu-nos construir relações fortes, que nos beneficiarão em operações futuras, como a abordagem de conflitos entre humanos e vida selvagem”, garantiu a organização em jeito de balanço desta iniciativa. “Ao fomentar a colaboração e a compreensão mútua, lançamos as bases para soluções sustentáveis que beneficiam tanto as pessoas como a vida selvagem”, acrescentou.

No total, foram vacinados 64 cães e 12 gatos. Além disso, 4 cães e 2 gatos passaram por procedimentos de esterilização para ajudar a gerir a população de animais domésticos. Os cuidados abrangentes proporcionados durante a campanha, incluindo desparasitação e esterilização, sublinham a importância de abordar tanto os aspectos preventivos quanto curativos da saúde animal. Ao adotar uma abordagem proativa ao bem-estar animal, promovemos comunidades mais saudáveis e contribuímos para a gestão sustentável do meio ambiente.

Fotos: MWA

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.