Kambaku

Icon podcast
Ricardo Pereira, Director da KAMBAKU

Ricardo Pereira, Director da KAMBAKU

Notícias do Mundo Natural

A missão da KAMBAKU é servir como uma voz informada e amplificadora de tudo e de todos aqueles que já trabalham ou querem dar o seu contributo na defesa da conservação em Moçambique. 

Fev 20, 2024

É com um grande sentimento de alegria e compromisso que vos saúdo no lançamento oficial da KAMBAKU, uma plataforma dedicada a informar, debater e analisar temas fundamentais relacionados com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, com um olhar especial para Moçambique, mas abrangendo toda a África, a Lusofonia e o Mundo.

A conservação da natureza é mais do que uma obrigação; é o maior recurso natural que Moçambique possui. As nossas vastas terras albergam uma riqueza inigualável de biodiversidade, desde as planícies ondulantes do Niassa até às majestosas montanhas da Gorongosa, dos recifes de coral das Quirimbas às águas ricas em vida marinha do arquipélago de Bazaruto. Esta diversidade não é apenas um tesouro em si mesma, mas também a base da nossa prosperidade económica, saúde e bem-estar social.

No entanto, o foco de muitos parece estar em outros horizontes e enquanto isso a nossa biodiversidade vai sendo esquecida apesar de estar a enfrentar desafios sem precedentes. A nossa pressão humana sobre os recursos naturais, a perda de habitat, a caça furtiva e as mudanças climáticas representam ameaças reais e imediatas para a nossa fauna, flora e ecossistemas. Como país enfrentamos a responsabilidade de proteger e preservar esses tesouros, hoje mais do que nunca. 

A missão da KAMBAKU é servir como uma voz informada e amplificadora de tudo e de todos aqueles que já trabalham ou querem dar o seu contributo na defesa da conservação em Moçambique. Através de uma pequena equipa dedicada a fornecer um jornalismo de qualidade, análises profundas e provocadoras e diálogos construtivos, iremos promover a consciencialização sobre os desafios enfrentados pela biodiversidade e inspirar acções colectivas para os enfrentar. A nossa plataforma não irá apenas relatar as últimas notícias e descobertas científicas e a importância das comunidades locais na conservação, mas também destacará histórias de sucesso, soluções inovadoras e exemplos inspiradores de conservação em acção, que acontecem diariamente no nosso país, mas que infelizmente não têm a projecção que e merecida.

Além disso, reconhecemos a interconexão entre conservação e desenvolvimento sustentável. Moçambique faz parte de uma região em rápida evolução, com oportunidades emocionantes num mundo global que anseia cada vez mais por poder “desconectar-se” e voltar ao Mundo Natural. A nossa plataforma pretende ser essa porta de entrada pois não se limitara apenas a discussões sobre a conservação da natureza, mas também irá fornecer informações úteis e actualizadas que encorajem e incentivem o turismo baseado na natureza a nível nacional.

Portanto, convido todos vocês a se juntarem a nós nesta jornada. Sejas tu ambientalista dedicado(a), cientista apaixonado(a), líder comunitário, inovador(a) ou cidadão(ã) preocupado(a), há um lugar para ti na comunidade da KAMBAKU. Juntos(as), podemos fazer a diferença!

Obrigado por nos acompanhar nesta emocionante jornada. Estamos ansiosos para partilhar histórias fascinantes, promover debates construtivos e inspirar acção positiva em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.