Kambaku

Icon podcast

Nova espécie de escaravelho descoberta em Moçambique

Jun 29, 2023 |

O Monte Mabu, localizado no centro-norte de Moçambique, continua a surpreender com sua impressionante diversidade biológica. Uma equipa de cientistas realizou recentemente uma expedição de apenas 15 dias na região e descobriu uma espécie totalmente nova de escaravelho do esterco.

Durante o levantamento realizado no Monte Mabu, a equipa de pesquisadores recolheram mais de 4.000 espécimes destes insectos, identificando uma espécie que nunca tinha sido documentada antes.

Esta descoberta é particularmente importante, uma vez que ressalta a importância contínua de explorar e proteger ambientes naturais remotos e pouco estudados.

Batizado de Onthophagus mabuensis em homenagem à sua localização de descoberta, esta nova espécie de escaravelho possui características únicas que o distinguem de outras espécies conhecidas. O seu tamanho, coloração e padrões de comportamento diferem dos escaravelhos do esterco previamente catalogados.

Os cientistas acreditam que a existência dessa nova espécie é um indício da rica biodiversidade ainda desconhecida que habita Monte Mabu.

O Monte Mabu, localizado na região centro-norte de Moçambique, abriga o maior bloco contínuo de floresta tropical da África Austral. Originalmente habitada por caçadores do grupo étnico Manhawa, o nome da Floresta de Mabu faz referência à “apicultura” na língua eManhawa.

A área possui níveis excepcionais de biodiversidade. No entanto, a sua vida selvagem extremamente diversificada era desconhecida pelos cientistas até 2005. Desde então, levantamentos da biodiversidade levados a acabo na região registraram mais de 20 novas espécies para a ciência, incluindo diversas espécies de plantas, um novo morcego, uma nova espécie de víbora da floresta e duas espécies de camaleões, além de várias espécies novas de borboletas.

Foto: wikimedia.org e theconversation.com

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.