Kambaku

Icon podcast

Novo documentário francês apresenta Gorongosa como motor socioeconómico e exemplo de direitos humanos

Jun, 10, 2023 |

Um novo documentário francês intitulado “O Parque da Gorongosa em Moçambique” traz à luz a extraordinária diversidade e a importância social, económica e ambiental do parque, que é considerado o ecossistema mais rico e diverso da África Austral.

Produzido por Bernadette Gilbertas e Olivier Grunewald, o filme mergulha os espectadores no ambiente único da Gorongosa, ressaltando ao mesmo tempo o papel crucial do parque na subsistência das comunidades locais que vivem no território circundante e que chega aos 200.000 habitantes.

Conhecido pela sua fauna e flora únicas, bem como por sua relevância histórica e cultural o Parque Nacional da Gorongosa é um verdadeiro tesouro da biodiversidade. O documentário explora o equilíbrio delicado entre a conservação e o desenvolvimento humano, revelando como o parque se tornou um exemplo notável de direitos humanos na região.

Através de imagens deslumbrantes capturadas pela equipa de produção, o documentário destaca o poder transformador do Parque da Gorongosa. Além da sua riqueza natural, o parque tem desempenhado um papel vital na promoção da estabilidade social e económica para as comunidades locais, tornando-o um verdadeiro motor económico para a região.

Com a contribuição dos protagonistas locais, o filme retrata a vida quotidiana das comunidades que vivem ao redor do parque e revela histórias de pessoas que encontraram empregos, educação e assistência médica graças aos programas de conservação e turismo sustentável.

O documentário está programado para ser exibido em festivais de cinema e eventos especiais, com a esperança de que possa alcançar um público amplo e promover ainda mais a conscientização sobre a importância do Parque Nacional da Gorongosa e o impacto positivo que este tem nas comunidades ao seu redor.

Foto: DR/Frame do Documentário “O Parque da Gorongosa em Moçambique”

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.