Kambaku

Icon podcast

ONU chega a acordo histórico para proteger os oceanos do mundo

Mar 6, 2023

Após vários anos de negociações, os 193 países que compõem as Nações Unidas chegaram a um tratado inédito para proteger a biodiversidade dos oceanos.

O acordo, que foi alcançado na sede da ONU em Nova Iorque, representa um marco importante para atingir uma meta que está a ser construída há décadas. Tal como explica a Grist, o tratado terá ainda que ser formalmente adoptado pela organização intergovernamental e ratificado por cada país-membro individualmente.

A ONU iniciou negociações para adoptar uma estrutura legal para proteger o oceano em 2004, mas divergências de diversa ordem adiaram um acordo.

O novo tratado estabelece um novo conjunto de regras no alto mar destinadas a proteger as espécies marinhas e o equilíbrio dos seus ecossistemas. Cria um novo grupo dentro da ONU encarregado de gerir a conservação dos oceanos e exige avaliações detalhadas de impacto ambiental para todas as novas actividades em alto mar, incluindo o turismo.

O tratado também cria áreas dentro do oceano que são totalmente protegidas estabelecendo santuários marinhos onde as espécies possam florescer sem perturbações. Um passo fundamental para atingir a meta estabelecida pela ONU de conservar 30% da terra e da água do planeta até 2030.

Foto: DR/Grist

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.