Kambaku

Icon podcast

Leões estão definitivamente a regressar às savanas abertas do Zinave

Out 17, 2023 |

A equipa de gestão do Parque Nacional do Zinave voltou a detectar a presença de Leões no interior da área protegida que faz parte do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo. Um vídeo, recolhido por uma das várias armadilhas videográficas instaladas para monitorar a vida selvagem do parque, capta três leões machos, marcando definitivamente o regresso da espécie a este ecossistema.

A imagem seleccionada para este artigo é proveniente do vídeo publicado pela Peace Parks Foundation que celebra a descoberta que se junta a outro registo de uma fotografia de um leão macho nómada detectado recentemente no Zinave.

No vídeo, Osvaldo Abrão, Coordenador do Projecto de Reintrodução de Carnívoros, garante, entusiasmado, “estamos felizes porque os rapazes estão de volta”

Osvaldo faz parte da equipe da Endangered Wildlife Trust, que está realizar pesquisas sobre todos os predadores do parque – desde o rastreamento no terreno até a obtenção de imagens com uma rede de 40 armadilhas fotográficas.

A equipa monitoriza os animais reintroduzidos activamente pela gestão do Parque como as populações selvagens que estão a regressar naturalmente ao ecossistema, usando conexões ecológicas essenciais que ligam áreas protegidas contíguas e que permitem esse movimento.

As câmaras são posicionadas em áreas onde a equipa sabe que há uma actividade predatória considerável, lendo os sinais deixados na vegetação.

Quando uma espécie regressa de forma natural a uma área que já sofreu com a caça ilegal e a degradação do habitat, isso é um claro sinal de um ecossistema saudável e equilibrado, com uma abundância de recursos naturais.

Para a PPF este é um testemunho dos esforços significativos de conservação, com as valiosas contribuições do governo de Moçambique e de parceiros e doadores, que estão a ter resultados muito positivos. As iniciativas de restauração e reintrodução de espécies para povoar o parque permitiram o crescimento das populações de presas, atraindo predadores em busca desses recursos e fazendo viagens impressionantes para encontrá-los.

Com base nas imagens das armadilhas fotográficas, assim como em outras evidências claras, como avistamentos e pegadas, Osvaldo Abrão está confiante de que agora existem pelo menos seis leões em Zinave.

Foto/Video: PPF

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.