Kambaku

Icon podcast

Parque Nacional do Gilé vai receber 200 Búfalos provenientes da Reserva de Marromeu em 2024

Out 16, 2023 |

Já está a ser preparada a complexa e delicada operação de transferência de 200 Búfalos do Cabo que agora se encontram na Reserva Nacional de Marromeu, em Sofala, e que em 2024 serão introduzidos no Parque Nacional do Gilé, localizado na Província da Zambézia

Esta operação de larga escala, divulgada pelo Parque Nacional do Gilé, foi adiada para o próximo ano devido aos danos causados pelo Ciclone Freddy. Apesar do atraso, as equipas de conservação das duas áreas protegidas do centro e norte de Moçambique estão já a trabalhar para garantir o sucesso da transferência destes animais.

Thomas Prin, líder de projecto africano da Fundação François Sommer, PhD em ecologia e especializado em Búfalo Africano, e que desempenha um papel fundamental neste ambicioso empreendimento, conduziu recentemente uma avaliação de campo na Reserva de Marromeu para abordar alguns desafios cruciais.

Uma das principais preocupações da equipa era encontrar uma rota adequada para que os camiões de transporte dos animais atravessassem um canal de 20 metros de comprimento sobre uma ponte que, entretanto, se tornou intransitável, problema logístico que precisava de ser resolvido para facilitar a translocação segura dos búfalos.

A equipa multidisciplinar responsável pela operação, liderada por Thomas Prin, inspeccionou minuciosamente locais potenciais e explorou várias opções para superar os obstáculos de forma a garantir que o processo de translocação seja o mais efectivo possível.

Além de abordar os desafios logísticos, a equipa também se reuniu com Benjamin Garrife, o novo administrador da Reserva de Marromeu. Esta colaboração e coordenação são vitais para garantir que todos os aspectos da operação de translocação sejam conduzidos de forma eficiente e com o máximo de cuidado, tanto para os búfalos quanto para o meio ambiente e pessoas envolvidas.

A translocação destes búfalos é um esforço de conservação crítico que contribuirá para a preservação e rejuvenescimento do ecossistema do Parque Nacional do Gilé.

Fotos: Parque Nacional do Gilé

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.