Kambaku

Icon podcast

Peace Parks relança plataforma online INSIGHT para combater crimes contra a vida selvagem

Out 4, 2023 |

A Peace Parks Foundation (PPF), em parceria com o Southern African Wildlife College (SAWC), anunciou o relançamento da plataforma online INSIGHT. Anteriormente conhecida como ‘iSivivane Anti-Poaching Toolbox’, esta plataforma foi redesenhada e relançada como INSIGHT, um site seguro com acesso protegido para pessoas verificadas dedicadas a operar de forma eficaz no combate aos crimes contra a vida selvagem.

Segundo explica a PPF, “os crimes contra a vida selvagem envolvem atividades ilegais relacionadas com animais selvagens, plantas ou seus derivados, como a caça ilegal, tráfico e comércio ilegal de vida selvagem. É uma crise global que continua a devastar ecossistemas, ameaçar espécies e economias locais. A necessidade de realizar esforços coordenados e internacionais para combater esses crimes é mais crítica do que nunca, e a INSIGHT visa ser um centro de compartilhamento de conhecimento para esta causa crucial”.

Originalmente, o site INSIGHT foi criado para fornecer uma abordagem colaborativa no combate à caça ilegal de rinocerontes em parques privados e estatais.

Segundo a Dra. Cleo Graf, Gestora de Projecto do Southern African Wildlife College, “a missão da INSIGHT é cultivar um espaço online seguro e inclusivo, no qual indivíduos e organizações de todo o mundo possam reunir-se para partilhar experiências, tecnologia, casos de estudo e melhores práticas. A plataforma conta com membros de todo o mundo, contribuindo juntos com uma ampla variedade de experiências e expertise na luta contra os crimes contra a vida selvagem.”

A INSIGHT, lançada em julho de 2021, já conta com 120 assinantes e cerca de 300 avaliações sobre diferentes produtos, equipamentos, tecnologias, procedimentos operacionais padrão e casos de estudo.

O site é uma iniciativa da Peace Parks Foundation e foi contratado pelo Southern African Wildlife College (SAWC) para a sua implementação. Anteriormente, o financiamento da INSIGHT era fornecido pela United States Agency for International Development (USAID) e, actualmente, é financiado pelo United States Department: Bureau of International Narcotics and Law Enforcement Affairs (INL), como parte do Projecto South African Wildlife Zones, em colaboração com o Department of Forestry, Fisheries, and the Environment (DFFE).

A Peace Parks Foundation é uma organização dedicada à conservação da natureza e à promoção da paz através da criação e gestão de parques transfronteiriços e áreas de conservação em toda a África Austral. A fundação trabalha em estreita colaboração com governos, comunidades locais e organizações parceiras para proteger a biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a cooperação regional. Em Moçambique assume a gestão dos Parques Nacionais de Maputo, Limpopo, Zinave e Banhine.

Foto: Peace Parks Foundation

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.