Kambaku

Icon podcast

Produção de mel cria renda para habitantes do Parque Nacional do Gilé

Mai 14, 2024 |

A apicultura é uma actividade que requer mestria, cuidado e amor. No Parque Nacional do Gilé esta prática está a tornar-se numa fonte de esperança e prosperidade para muitas pessoas das comunidades locais.

Esta “mestria, cuidado e amor” é a forma como a equipa do Gilé apresenta o seu programa de apicultura, inserido no Projecto Produtos Florestais Não Madeireiros, financiado em parte pela Agence Française de Développement e pela Fondation Francois Sommer.

Actualmente, no âmbito deste programa, 164 apicultores recebem assistência directa de técnicos do Departamento Comunitário do Parque Nacional do Gilé para aprender técnicas essenciais para a criação de abelhas e ganhar renda extra com a venda do mel.

Além de este projecto fornecer um meio de subsistência alternativo para as comunidades locais, também promove a conservação da biodiversidade, incentivando práticas sustentáveis de utilização dos recursos naturais.

Segundo o PNG, no último mês de abril, mais de 50 kg de mel bruto foram colectados, demonstrando o sucesso do projecto e o potencial significativo da apicultura como uma fonte de renda estável e sustentável para os habitantes da região.

O envolvimento directo dos técnicos comunitários do parque é crucial para o sucesso destas iniciativas. À medida que mais comunidades adotam a apicultura como uma actividade económica viável, o Parque Nacional do Gilé está a transformar-se num exemplo notável de como a conservação da natureza pode andar de mãos dadas com o desenvolvimento económico e social.

Fotos: PNG

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.