Kambaku

Icon podcast

PROPEIXE chegará a 90 mil pessoas ligadas à pesca artesanal em cinco províncias costeiras

Mar 12, 2024 |

Moçambique vai receber um novo financiamento ao abrigo do projecto de apoio à pesca artesanal PROPEIXE, uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidas, com o Governo de Moçambique.

O acordo de financiamento foi recentemente firmado com um investimento total de 63 milhões de dólares que prevê apoiar o futuro de 90.000 pessoas ligadas à pesca artesanal em cinco províncias costeiras do país.

O Projecto de Desenvolvimento Resiliente da Pesca Artesanal, conhecido como PROPEIXE, é uma iniciativa de sete anos que visa, segundo informação veiculada pelo FIDA, não apenas melhorar os meios de subsistência das comunidades pesqueiras, mas também fortalecer a segurança alimentar e nutricional, reduzindo os obstáculos à produção e comercialização sustentáveis de peixe. O FIDA é uma Instituição Financeira Internacional, uma agência especializada das Nações Unidas.

Uma característica do PROPEIXE é o seu foco na inclusão de mulheres, reconhecendo seu papel activo no sector pesqueiro. As mulheres representam 50% dos beneficiários do projecto, destacando o compromisso com a igualdade de género e o empoderamento das comunidades locais.

Jaana Keitaanranta, Directora Nacional do FIDA para Moçambique, afirmou que “o PROPEIXE é mais do que apenas um projecto; é um investimento para o futuro do País. Ao empoderar pescadores artesanais e promover práticas sustentáveis, contribuimos para a segurança alimentar das comunidades, protegemos ecossistemas e construímos um futuro mais resiliente para todos”.

O sector da pesca artesanal desempenha um papel vital na economia e na segurança alimentar do país, sendo responsável por metade da proteína diária consumida e contribuindo com 85% das capturas anuais de peixe.

No entanto, o sector enfrenta obstáculos, incluindo a redução dos recursos pesqueiros, a degradação dos ecossistemas marinhos e ineficiências ao longo da cadeia de valor. O PROPEIXE aborda esses desafios ao promover práticas responsáveis de pesca, capacitar as comunidades e restaurar os ecossistemas marinhos.

O projecto também se concentra na resiliência climática, capacitando os pescadores para lidar com choques climáticos e criando mecanismos de resposta rápida para situações de emergência. Além disso, o PROPEIXE está alinhado com o novo Regulamento da Pesca Marítima (REPMAR 2020), promovendo a transição para artes de pesca mais sustentáveis.

O financiamento do PROPEIXE provém de várias fontes, incluindo o FIDA, o Fundo Global para o Ambiente, a Norwegian Agency for Development Cooperation, o sector privado e o Governo de Moçambique. Parte do financiamento é realizado pelos benificiários.

Este projecto é parte de um compromisso contínuo do FIDA em promover o desenvolvimento rural em Moçambique. Desde 1983, o FIDA investiu mais de 435,77 milhões de dólares em projetos no país, beneficiando milhões de famílias rurais.

Foto: ft.com e FIDA

Vídeo: FIDA

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.