Kambaku

Icon podcast

Raro avistamento de caracal captado no Parque Nacional do Zinave

Abr 23, 2024 |

O Parque Nacional Zinave divulgou um raro avistamento de um caracal no interior desta área de conservação integrada no Grande Limpopo. Num ambiente que há menos de uma década estava completamente silencioso e vazio de vida selvagem, cada avistamento de animais é um testemunho do trabalho de conservação que está a ser feito no Zinave.

O caracal, um pequeno felino conhecido pela sua agilidade e elegância, é um predador evasivo e raramente visto. A sua presença no Parque Nacional do Zinave sugere uma possível migração de uma área protegida vizinha, seguindo um corredor de vida selvagem que atravessa a paisagem transfronteiriça do Grande Limpopo.

Este avistamento é creditado aos esforços dedicados de conservação liderados pela Peace Parks Foundation e pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), que colaborativamente gerem o Parque há oito anos. A protecção e restauração em marcha no Zinave resultaram num crescimento da população de vida selvagem, agora ultrapassando 6.500 animais e em incremento constante.

Os esforços de reconstituição do Parque desempenharam um papel vital nesta recuperação. O impulso para promover a biodiversidade não só ajudou a restaurar o ecossistema, mas também atraiu naturalmente uma variedade de espécies para o Parque.

Com presas abundantes e um ecossistema florescente, o Parque Nacional Zinave pode agora sustentar uma população maior de carnívoros. Avistamentos recentes de leões e leopardos ilustram como este ambiente próspero se tornou um lar tentador para uma variedade de espécies.

Foto: Peace Parks Foundation

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.