Kambaku

Icon podcast

Reserva Especial de Maputo e Reserva Marinha Parcial da Ponta d’Ouro passam a ser o Parque Nacional de Maputo

Fonte: Parque Nacional de Maputo/Peace Parks Foundation | Imagem: Peace Parks Foundation

Moçambique conta com mais um Parque Nacional. Trata-se de uma reconversão de duas áreas protegidas, a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta d’Ouro, que passam juntas a ser o Parque Nacional de Maputo.

A proclamação da mais recente área de conservação de Moçambique foi decida em Conselho de Ministros reunido a 7 de dezembro que extinguiu a Reserva Especial de Maputo, criada pelo Diploma Legislativo n.º 1994, de 23 de Julho e a Reserva Marinha Parcial da Ponta d’Ouro, criada pelo Decreto n.º 42/2009, de 21 de Agosto e em substituição, e cria o Parque Nacional de Maputo.

De acordo com um nota da Peace Parks Foundation, organização responsável pela gestão do parque, “a iniciativa visa garantir a protecção, conservação, preservação e maneio integrado da flora e fauna bravia, bem como a protecção de locais, paisagens e formações geológicas de particular valor científico, cultural ou estético, no interesse e para recreação pública, representativos do património nacional”.

O Parque Nacional de Maputo está integrado num ecossietma mais vasto e na Área de Conservação Transfronteiriça dos Limbombos que se estende entre Moçambique, África do Sul e Eswatine e que  tem como objetivo a conservação e desenvolvimento sustentável no planalto do Lubombo.

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.