Kambaku

Icon podcast

Retomada a monitorização de nidificação de tartarugas nas Ilhas Primeiras e Segundas

Jul 20, 2023 |

Foi reiniciada a monitorização da nidificação de tartarugas marinhas na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) com o apoio da WWF Moçambique. O trabalho de monitorização volta, assim, este ano a ser retomado com especial incidência nas Ilhas Caldeira, Njovo e Mafamede.

De acordo com informação veiculada pela WWF Moçambique, “os agentes comunitários, baseados nestas ilhas, patrulham as praias à volta das ilhas, de noite e nas primeiras horas do dia, em busca de rastros e ninhos”.

“Quando encontram um rastro, procuram por um possível ninho, marcam com paus e registam a data em que foi posto. A marcação com paus permite controlar o período de eclosão do ninho, cerca de 2 meses após ter sido posto”, explica a organização.

Segundo a WWF, este trabalho envolve o registo dos rastros, ninhos confirmados, dados sobre as fêmeas (tamanho, espécie, etc) e dados dos ninhos (número de ovos postos e número de crias vivas): “Após alguns anos de monitorização, poderemos ter uma estimativa da população de fêmeas de tartarugas marinhas que nidificam nas ilhas da APAIPS”.

Foto: WWF/Mariano Silva

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.