Kambaku

Icon podcast

Rinocerontes Brancos da África do Sul translocados para Garamba na RD Congo

Jul 14, 2023 |

O Parque Nacional de Garamba, na República Democrática do Congo (RDC) recebeu 16 Rinocerontes Brancos no provenientes da Reserva de Caça Privada Phinda da África do Sul, localizada em KwaZulu-Natal, num trabalho de translocação realizado pelo Institut Congolais pour la Conservation de la Nature (ICCN), pela African Parks e a pela &Beyond, e que contou com o patrocínio da Barrick Gold Corporation, que se comprometeu a apoiar o projeto nos próximos anos.

De acordo com a African Parks, esta transferência faz parte de uma iniciativa mais ampla de conservação no Complexo de Garamba (GC) para restaurar a riqueza completa do complemento de megaherbívoros no parque, após o último rinoceronte branco do Norte (Ceratotherium simum cottoni) ter sido caçado ilegalmente em 2006 e ter sido declarado funcionalmente extinto como subespécie.

A introdução dos Rinocerontes Brancos do Sul nesta área aumentará a contribuição do Parque Nacional de Garamba para a economia da vida selvagem da RDC, garantindo que a conservação das paisagens naturais excepcionais do país gere benefícios de longo prazo para as comunidades locais e todos os congolenses.

Agora, os rinocerontes brancos estão de volta a Garamba, uma vez que estes 16 Rinocerontes Brancos do Sul (Ceratotherium simum simum) foram realocados.

EsTas translocações são apenas o início para o Parque Nacional de Garamba. O CEO da African Parks, Peter Fearnhead, afirmou: “Esta relocalização é o início de um processo em que o Rinoceronte Branco do Sul, como a alternativa genética mais próxima, pode desempenhar o papel do Rinoceronte Branco do Norte na paisagem.”

Espera-se que mais Rinocerontes Brancos do Sul sejam enviados ao Parque Nacional de Garamba no futuro. Estes Rinocerontes serão provavelmente provenientes da África do Sul, que, apesar do intenso abate de caça furtiva nos últimos dez anos, continua a abrigar a maior população mundial de Rinocerontes Brancos, com cerca de 12.968 animais (uma redução de mais de 5.000 animais em relação a 10 anos atrás).

Os proprietários privados da África do Sul possuem cerca de 6.300 rinocerontes, distribuídos em centenas de fazendas do bravio ou reservas, representando aproximadamente 40% da população total de rinocerontes do país.

Foto: ichef.bbci / dailysabah

Infografia: AFP

Rinoceronte Branco do Norte no Quénia

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.