Kambaku

Icon podcast

Saudação entre elefantes podem ser mais complexas do que parecem

Jun 11, 2024 |

Um novo estudo publicado na revista científica Nature lança luz sobre a complexidade das saudações entre elefantes, revelando que estes animais utilizam combinações multimodais de sinais durante os seus elaborados rituais de reencontro.

Os elefantes, que vivem em sociedades multiníveis onde se separam e reúnem regularmente, envolvem-se frequentemente em rituais de saudação que envolvem vocalizações e actos corporais produzidos com diferentes partes do corpo e modalidades sensoriais variadas, como por exemplo auditivas ou tácteis.

De acordo com o estudo, embora saiba que muitas espécies comunicam combinando sinais em combinações multimodais, ainda se desconhecia se os actos corporais dos elefantes representavam gestos comunicativos e se eles combinavam vocalizações e gestos durante as saudações.

O estudo utilizou eventos de separação e reunião para explorar o comportamento de saudação de elefantes semi-cativos (Loxodonta africana), investigando se estes utilizam gestos visuais silenciosos, audíveis e tácteis, direcionando-os à sua audiência com base no estado de atenção visual, e como combinam estes gestos com vocalizações durante as saudações.

Os resultados mostram que os elefantes escolhem a modalidade do gesto de forma apropriada, conforme a atenção visual da audiência, sugerindo evidências de uso comunicativo intencional de primeira ordem. Além disso, os elefantes integram vocalizações e gestos em diferentes combinações e ordens. A combinação mais frequente consiste em vocalizações de ronco com gestos de agitar as orelhas, utilizada mais frequentemente entre fêmeas.

A pesquisa, ao mostrar que uma espécie evolutivamente distante da nossa linha de primatas demonstra sensibilidade à atenção visual da audiência nos seus gestos e combina gestos com vocalizações, avança na compreensão da emergência da intencionalidade de primeira ordem e da comunicação multimodal entre diferentes espécies.

Este estudo não só destaca a sofisticação das interacções sociais dos elefantes, mas também contribui para o entendimento mais amplo de como a comunicação complexa evolui em várias espécies, oferecendo novas perspetivas sobre a natureza e a função dos gestos comunicativos e das vocalizações no reino animal.

Foto: DR

NEWSLETTER DO MUNDO NATURAL

Subscreva a nossa newsletter e receba notícias do mundo natural.